Um passo importante para que o departamento de Recursos Humanos alcance um nível estratégico é a adoção de uma cultura de avaliação contínua do desempenho da equipe.
Para isso, nada é mais apropriado do que o uso de indicadores-chave de desempenho, os famosos KPIs.
O que são os KPIs?
Key Performance Indicators (indicadores-chave de performance) são aspectos mensuráveis para avaliação dos processos internos da sua organização.
São todos os dados gerados a partir da métrica entre os resultados obtidos e as metas pré-estabelecidas. Trata-se, portanto, de números que representam a situação da empresa e que podem contribuir para o direcionamento dos gestores.
Quando tratamos sobre a área de Recursos Humanos, os KPIs podem abranger as diferentes frentes em que seus profissionais atuam. Entre elas, as taxas de absenteísmo, o índice de reclamações trabalhistas, a retenção de talentos, a rotatividade de profissionais e a produtividade.
Quais as vantagens de analisar os KPIs para os recursos humanos?
A partir dos principais indicadores que dizem respeito ao departamento de Recursos Humanos, o setor é capaz de pensar de forma mais estratégica para reduzir custos com a alta rotatividade de funcionários, absenteísmo e outros fatores importantes para a saúde financeira e bem-estar organizacional.
Por exemplo, em um processo de recrutamento e seleção, alguns indicadores de RH são bem indicados para realizar essa tarefa. É fundamental escolher o melhor tipo de processo para selecionar novos talentos para a empresa. E ainda, as métricas dos indicadores de RH ajudam a melhorar o desempenho da empresa durante esse processo de recrutamento.
Os KPIs trazem informações relevantes do conhecimento profundo da empresa. Nem sempre estamos certos em nossas impressões e, para lidar com a realidade, obter os dados numéricos é essencial.
A relação dos objetivos traçados com os objetivos alcançados deve ser analisada com frequência para garantir o seu equilíbrio. Conte com a Somnis para realizar todo esse processo!
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